SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número11Aplicativo Web para la Fusión de Imágenes SatelitalesAnálisis de usabilidad de cooperativas del sector de la fruta y aceite en el área de Lleida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

versão impressa ISSN 1646-9895

Resumo

MARTINS, Ana Isabel; QUEIROS, Alexandra; ROCHA, Nelson Pacheco  e  SANTOS, Beatriz Sousa. Avaliação de Usabilidade: Uma Revisão Sistemática da Literatura. RISTI [online]. 2013, n.11, pp.31-43. ISSN 1646-9895.  http://dx.doi.org/10.4304/risti.11.31-43.

O objetivo deste estudo é identificar, analisar e classificar os métodos descritos na literatura para a avaliação de usabilidade de produtos e serviços baseados em tecnologias de informação e comunicação. A metodologia utilizada foi a revisão sistemática da literatura, onde os estudos incluídos na análise foram classificados segundo os modelos (empírico ou analítico), os métodos (teste, inquérito, inspeção ou experiência controlada) e técnicas utilizadas. Na pesquisa foram incluídos 2116 estudos, dos quais 1308 foram classificados. O método inquérito foi o método mais frequente nesta revisão, seguido dos métodos teste e inspeção e, por fim, do método baseado em experiências controladas. A combinação de métodos é relativamente frequente, especialmente a combinação dos métodos teste e inquérito, provavelmente porque a utilização dos dois permite recolher informação quantitativa e qualitativa contribuindo para uma avaliação mais completa.

Palavras-chave : Avaliação de Usabilidade; Teste de Usabilidade; Revisão Sistemática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )