SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número9Modelado específico de procedimientos en el dominio de la Administración ElectrónicaSistema de Información del Banco de Tierras de Galicia índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

versão impressa ISSN 1646-9895

Resumo

MARQUES, Fábio; DIAS, Gonçalo Paiva  e  ZUQUETE, André. Modelo de segurança para a composição dinâmica de workflows em arquiteturas de e-government. RISTI [online]. 2012, n.9, pp.15-26. ISSN 1646-9895.  https://doi.org/10.4304/risti.9.15-26.

As arquiteturas de interoperabilidade permitem a criação de workflows transversais na administração pública e a integração de serviços na perspetiva dos cidadãos e empresas. Neste artigo apresentamos um modelo de segurança que visa as questões levantadas por arquiteturas de interoperabilidade baseadas em agentes autónomos que suportam a composição dinâmica de workflows. O modelo baseia-se numa infraestrutura de chave pública e num conjunto de estruturas de dados baseadas em normas bem conhecidas (X.509 V3 e WSDL). Este modelo de segurança suporta a identificação, autenticação, acreditação e autorização e garante que os resultados produzidos pelos agentes apenas são entregues aos seus destinatários, mesmo que estes destinatários não sejam conhecidos na altura da produção do resultado.

Palavras-chave : e-government; Segurança; Workflows dinâmicos; Privacidade; Interoperabilidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )