SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número7A aplicação do E-marketing em empresas de uma região Ultraperiférica: Região Autónoma da MadeiraModelado Basado en Ontologías del Perfil Psicográfico del Usuario en Publicidad Dirigida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

versão impressa ISSN 1646-9895

Resumo

DIAS, Gonçalo Paiva. Q-Model: um modelo bidimensional de maturidade para o e-government. RISTI [online]. 2011, n.7, pp.33-46. ISSN 1646-9895.

Neste artigo apresenta-se e discute-se o Q-Model - um modelo bidimensional de maturidade para o e-government. Apesar de o modelo proposto resultar de um esforço de síntese de modelos de maturidade existentes, ele diferencia-se por prever duas dimensões de análise: interacção na prestação de serviços; e integração dos serviços do ponto de vista dos clientes. Esta abordagem permite a classificação de um espectro mais amplo de iniciativas de e-government e permite a representação de múltiplos caminhos de maturidade entre o atendimento presencial não integrado e o atendimento multicanal integrado. Permite, ainda, deslocar o foco de desenvolvimento do e-government de uma abordagem que privilegia a interacção para uma abordagem que equilibra objectivos de interacção com objectivos de integração. Isto é especialmente relevante dado que os governos tendem a adiar os objectivos de integração pelo facto de estes serem mais difíceis de alcançar e terem uma visibilidade menos imediata.

Palavras-chave : e-government; maturidade; interoperabilidade; prestação electrónica de serviços; administração pública.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )