SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número6Uma proposta de Arquitetura de Software para Construção e Integração de Ambientes Virtuais de Aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

versão impressa ISSN 1646-9895

Resumo

COSTA, António Pedro; LOUREIRO, Maria João  e  REIS, Luís Paulo. Metodologia Híbrida de Desenvolvimento Centrado no Utilizador aplicada ao Software Educativo. RISTI [online]. 2010, n.6, pp.1-16. ISSN 1646-9895.

Este artigo descreve a Metodologia Híbrida de Desenvolvimento Centrado no Utilizador (MHDCU). Trata-se de um processo de desenvolvimento simples, iterativo e incremental que tem como “alicerces” princípios do Design Centrado no Utilizador (DCU), especificados na International Organization for Standardization - ISO 13407. Na sua base encontra-se a estrutura disciplinada de processos de desenvolvimento, bem como práticas e valores dos métodos ágeis de desenvolvimento de software. O processo é constituído por 4 fases principais: planeamento do guião didáctico, design do storyboard, implementação e manutenção/operação. A prototipagem e a avaliação são realizadas de modo transversal a todo o processo. A MHDCU está ser implementada numa Pequena e Média Empresa (PME) de desenvolvimento de recursos educacionais. O primeiro recurso que teve por base esta metodologia foi o Courseware Sere - O Ser Humano e os Recursos Naturais.

Palavras-chave : Metodologias de Desenvolvimento de Software Educativo; Engenharia de Software; Métodos Ágeis; Metodologia Híbrida de Desenvolvimento Centrado no Utilizador; Design Centrado no Utilizador.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )