SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Vulnerabilidade específica de género na mudança climática e possíveis modos de vida sustentável de populações costeiras: Um caso do BangladeshAnálise geohistórica de usos e actividades na beira-mar da Reserva de “Parque Atlântico Mar Chiquito, Argentina índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Gestão Costeira Integrada

versão On-line ISSN 1646-8872

Resumo

SOARES, Marcelo de Oliveira et al. Invertebrados holocénicos do Atol das Rocas: contribuição para a história ecológica das ilhas do Atlântico Sul. RGCI [online]. 2016, vol.16, n.1, pp.89-94. ISSN 1646-8872.  https://doi.org/10.5894/rgci651.

O Atlântico Sul é o oceano mais recente e um dos mais importantes hotspots de biodiversidade; entretanto, há uma lacuna no conhecimento científico sobre sua história ecológica. Aqui, são apresentados os primeiros resultados de um estudo sobre invertebrados fósseis do Atol das Rocas. Utilizando datação radiométrica (14C) e levantamento de invertebrados bentônicos fossilizados desse atol, são fornecidas novas informações paleobiogegráficas e paleoceanográficas. Os resultados mostram a ocorrência de oito táxons (cinco moluscos, dois corais e um crustáceo decápoda), com datas variando de 3449 ± 790 a 3033 ± 620 anos antes do presente. Os dados revelam novos registros de invertebrados para o Holoceno Médio nesse atol e novas evidências de mudanças no nível do mar durante esse período. Considerando que o Atol das Rocas é um dos mais recentes atóis do mundo, esses resultados sugerem uma colonização recente por espécies advindas da costa do Atlântico Sul Ocidental e do Arquipélago de Fernando de Noronha.

Palavras-chave : costa sudeste brasileira; elementos potencialmente tóxicos; extração sequencial; Risk Assessment Code (RAC).

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons