SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Avaliação da paisagem costeira em Praias Urbanas: Torres, Rio Grande do Sul, BrazilInvertebrados holocénicos do Atol das Rocas: contribuição para a história ecológica das ilhas do Atlântico Sul índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Gestão Costeira Integrada

versão On-line ISSN 1646-8872

Resumo

GARAI, Joydeb. Vulnerabilidade específica de género na mudança climática e possíveis modos de vida sustentável de populações costeiras: Um caso do Bangladesh. RGCI [online]. 2016, vol.16, n.1, pp.79-88. ISSN 1646-8872.  https://doi.org/10.5894/rgci656.

O artigo aborda a vulnerabilidade específica de género de populações costeiras no que se refere a riscos climáticos no Bangladesh. Este estudo foi realizado através de métodos qualitativos com algumas ferramentas qualitativas, isto é, entrevistas a informadores chave (KII) e Grupos Foco de Discussão (FGD), por forma a obter pontos de vista vivas vívidos e abrangentes sobre a susceptibilidade específica relativa ao género relativamente a riscos climáticos decorrentes de perspectivas sociais, de género, culturais e comportamentais. O artigo explora a vulnerabilidade específica de género às alterações climáticas e possíveis modos de vida sustentáveis de populações costeiras no Bangladesh. Conclui-se que a mudança climática não é neutra no que se refere ao género. Afecta de forma diferente os homens e as mulheres no que se refere aos papéis que desempenham e às responsabilidades que têm na sociedade. O papel das mulheres limita-se, muitas vezes, ao trabalho doméstico, tal como cuidar das crianças e de pessoas com dificuldade, bem como desempenham funções específicas em situações de desastre, como proteger bens da destruição. Essas funções tornam as mulheres particularmente vulneráveis em caso de ocorrerem desastres naturais. Por outro lado, os papéis dos homens muitas vezes incluem trabalhar fora e por isso são mais propensos a escapar riscos naturais. Conclui-se, também, que a dependência da mulher relativamente aos recursos naturais é gravemente afectado pela variabilidade da mudança climática, o que induz maior vulnerabilidade das mulheres aos riscos naturais. O artigo tece considerações sobre o género e a mudança climática, que podem auxiliar os decisores políticos a melhorar a implementação de políticas tendentes a diminuir a vulnerabilidade das mulheres do Bangladesh e de outros países em desenvolvimento.

Palavras-chave : Alterações Climáticas; Impactos das Mudanças Climáticas; Divisão Sexual do Trabalho; Vulnerabilidade Específica de Género; Populações Costeiras.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons