SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número4Gestão de resíduos sólidos em cidades costeiras: onde estão as lacunas? Estudo de caso do litoral norte de São Paulo, BrasilReanálise dos indicadores marinhos e costeiros para gestão integrada da zona costeira, contemplados por organizações nacionais e multinacionais índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Gestão Costeira Integrada

versão On-line ISSN 1646-8872

Resumo

GUTIERREZ, Ofelia et al. Evolução morfológica de longo prazo das praias urbanas de bolso de Montevidéu (Uruguai): impactos das intervenções costeiras e relações com as forçantes climáticas. RGCI [online]. 2015, vol.15, n.4, pp.467-484. ISSN 1646-8872.  https://doi.org/10.5894/rgci553.

Duas praias de bolso, Ramírez e Pocitos (Montevideo, Uruguai) foram analisados para avaliar a sua evolução (erosão / acreção) associado a intervenções humanas e forçantes climáticas durante o período 1927-2008. Para tal, desenvolveu-se estudo multitemporal utilizando GIS, uma série longa de fotos aéreas, imagens de satélite, exame dos antecedentes históricos, e análise estatística. São propostos indicadores qualitativos da estabilidade da praia. A relevância da metodologia utilizada é analisada em praias cujas variações tendem a mascarar a sua evolução a longo prazo. Ambas as praias permaneceram, desde 1927, relativamente estáveis, embora com variações e ligeira perda de superfície, especialmente a praia de Ramirez. Neste artigo é discutida a influência dos seguintes fatores: i) intervenções humanas; ii) eventos de El Niño; iii) temporais; iv) mudanças na praia de acordo com a regra Bruun e elevação do nível do mar, em Montevidéu. Embora os quatro fatores referidos tenham atuado em diferentes períodos, as evidências não são conclusivas quanto à sua importância quantitativa relativa. O artigo destaca a importância da utilização de séries longas de sensoriamento remoto e da análise histórica na interpretação dos processos ligados à inércia do passado em ambientes que foram modificados desde há muito. A análise de tendências destas duas praias urbanas de bolso permite inferir que a sua resistência ainda não foi afetada, o que lhes permitiria enfrentar os estressores climáticos extremos. Com o objetivo de conseguir uma melhor gestão, recomenda-se: i) realizar monitoramento contínuo; ii) minimizar as ações de limpeza mecanizada e as perdas de areia por vazamento ou remoção; iii) implementar a reconstrução de estruturas naturais, como dunas primárias; e iv) aplicar a metodologia apresentada neste artigo noutras praias urbanas de Montevidéu para compreender melhor as forçantes climáticas.

Palavras-chave : sensoriamento remoto; praias de areia; indicadores da linha de costa; erosão / acreção; parâmetros omega; gestão costeira.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons