SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Marés e Correntes de Maré no Arquipélago de Cabo VerdeConsiderações quanto ao bem-estar animal em uma operação de cultivo de peixes no sudeste do Brasil índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Gestão Costeira Integrada

versão On-line ISSN 1646-8872

Resumo

ONYEMECHI, Chinedum. Critérios de maximização de benefícios da política nigeriana de cabotagem. RGCI [online]. 2015, vol.15, n.3, pp.409-416. ISSN 1646-8872.  https://doi.org/10.5894/rgci559.

Este trabalho revisa as políticas governamentais de desenvolvimento de nações marítimas que afetam os investimentos na dimensão de navios que operam em lagos, canais fluviais, águas interiores e águas costeiras desses estados marítimos. É especialmente focada a política de cabotagem nigeriana, identificando lacunas e áreas de possível cooperação com as organizações investidoras das nações marítimas mais desenvolvidas.Foram identificadas oportunidades nas redes de transportes dos países oeste-africanos a partir de um estudo cuidadoso das redes aquaviárias, dos depósitos minerais mais importantes, dos reservatórios de petróleo e gás, e das cidades litorâneas e do interior que constituem centros comerciais nevrálgicos. No quadro da política de cabotagem foram identificadas opções estratégicas de investimento para as empresas globais de navegação. Os modelos analíticos aplicados incluem análise de custos / benefícios, análise de investimentos, análise SWOT de bem-estar, análise da MARPOL compatíveis com embarcações fluviais. Os tipos de navios considerados incluem navios de passageiros, navios de abastecimento, traineiras de pesca, barcaças, rebocadores, dragas, navios-tanque, navios mineraleiros marinhos, navios de eliminação de resíduos, navios transportadores (de curta distância, não de carga) e navios ligeiros. As opções estratégicas de gestão identificadas incluem a fusão, alianças estratégicas, empreendimentos conjuntos (joint venture). A experiência de operadores navais estrangeiros na região foi identificada como muito positiva na globalização do rio, e para as empresas de exploração de embarcações costeiras. Foram também destacadas as implicações de sua participação na política de cabotagem nigeriana, bem como as áreas emergentes de cabotagem no panorama dos negócios mundiais.

Palavras-chave : Zona Económica Exclusiva; Proteção de Carga; Análise SWOT; Joint Ventures; Embarcações de apoio offshore.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons