SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Gerenciamento costeiro integrado no Brasil: análise do Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro e de instrumentos selecionados com base em parâmetros internacionaisConcepção e avaliação de indicadores de governança marinhos e costeiros para a região sul do México índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Gestão Costeira Integrada

versão On-line ISSN 1646-8872

Resumo

FERNANDINO, Gerson; ELLIFFA, Carla I.; SILVA, Iracema R.  e  BITTENCOURT, Abílio C.S.P.. Quantos pellets são pellets demais? O índice de poluição por pellets como uma ferramenta para analisar poluição de praias por pellets de resina plástica em Salvador, Bahia, Brasil. RGCI [online]. 2015, vol.15, n.3, pp.325-332. ISSN 1646-8872.  https://doi.org/10.5894/rgci566.

Quantos pellets são pellets demais? O índice de poluição por pellets como uma ferramenta para analisar poluição de praias por pellets de resina plástica em Salvador, Bahia, Brasil Pellets plásticos são componentes significantes do lixo marinho e podem ser encontrados flutuando no mar ou encalhados em praias. No entanto, análises atuais dessa problemática não apresentam padronização que permita comparações de níveis de poluição por pellets entre diferentes locais. Assim, o presente estudo propõe o Índice de Poluição por Pellets (PPI) para classificar praias de acordo com a quantidade de pellets encontrados em uma dada área superficial de areia. Pellets foram amostrados em 24 pontos ao longo do município de Salvador, Brasil, dentro de um quadrado de 1 x 1 x 0,05m na linha de detritos e no pós-praia. Vinte e dois pontos se localizavam na orla oceânica, enquanto os 2 pontos restantes estavam dentro da Baía de Todos os Santos. Os resultados demonstraram que a orla de Salvador como um todo apresentava um grau muito baixo de PPI. Essa abordagem poderá auxiliar em iniciativas para a localização e remoção do componente antropogênico plástico do sedimento de praias e do ambiente marinho.

Palavras-chave : Pellets plásticos; praias arenosas; Índice de Poluição por Pellets; poluição de praias; gerenciamento costeiro.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons