SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Influência antropogênica sobre a dinâmica sedimentar de um pontal, estuário da Lagoa dos Patos, RS, BrasilEvolução da hidrodinâmica do estuário do Tejo (Portugal) no século XXI índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Gestão Costeira Integrada

versão On-line ISSN 1646-8872

Resumo

BIO, A. et al. Métodos de monitorização e análise de risco de erosão costeira: dois casos de estudo portugueses. RGCI [online]. 2015, vol.15, n.1, pp.47-63. ISSN 1646-8872.  https://doi.org/10.5894/rgci490.

Zonas costeiras são sistemas naturalmente dinâmicos e móveis, expostos a fatores naturais (fluxos de rios, ondas e tempestades) e intervenções humanas, que alteram continuamente a sua morfologia. Fenómenos de erosão relacionados com temporais e escassez de sedimentos são comuns. Eles ameaçam construções e infraestruturas, praias, ecossistemas e zonas húmidas, o que constitui um desafio para a segurança e defesa costeiras. Uma monitorização regular de áreas costeiras, com avaliação da sua morfodinâmica e identificação dos processos que influenciam o transporte de sedimentos, visando uma melhor compreensão das alterações e tendências evolutivas nos sistemas costeiros, torna-se portanto cada vez mais importante. Para tal necessita-se de uma abordagem multidisciplinar e investigadores especializados em processos costeiros e tecnologias de observação de ponta. O presente trabalho descreve e avalia métodos de monitorização de última geração para uma quantificação eficiente de alterações em ambientes costeiros e apresenta dois estudos de caso Portugueses. Os métodos de observação incluem: levantamentos topográficos terrestres em modo cinemático baseados em videogrametria; levantamentos topográficos aéreos baseados em fotogrametria; batimetria sub-tidal e imagens de fundo obtidas com sonar a partir de um veículo autónomo de superfície; e observações de campo com análise de sedimentos e caracterização de praias. O primeiro caso de estudo refere-se à análise de padrões de erosão e acreção na restinga do estuário do Douro, tendo em conta efeitos causados pelo molhe, o caudal do rio, ondas e vento. Antes da construção de um molhe destacado, a morfodinâmica da restinga estava relacionada com eventos extremos de caudal, agitação marítima e vento. Após a construção, a forma da restinga estabilizou e observou-se um aumento da sua área e do seu volume. No segundo caso de estudo, a costa de Vila Nova de Gaia foi amplamente estudada, incluindo shoreface, foreshore e dunas, com a caracterização dos principais atributos e uma análise de curto-período da dinâmica instalada. Os resultados obtidos a partir de dados de campo, dos levantamentos topográficos e de modelos numéricos de ondas foram combinados numa análise de risco com métodos especificamente desenvolvidos para a área de estudo. Ambos os programas de monitorização atingiram os seus objetivos e geraram informação relevante para as autoridades locais. A informação recolhida e processada constitui uma base de dados valiosa para o planeamento costeiro e a Gestão Integrada de Zonas Costeiras. Os estudos demonstram o potencial das diversas abordagens, apoiadas por tecnologias avançadas, para o estudo dos processos complexos de morfodinâmica costeira.

Palavras-chave : técnicas de monitorização; Modelos Digitais de Elevação; morfodinâmica; erosão costeira; análise de risco; estuário do Douro; Vila Nova de Gaia; Portugal.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons