SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Processos que controlam o ciclo sazonal de embocaduras dominadas pelas ondasInfluência antropogênica sobre a dinâmica sedimentar de um pontal, estuário da Lagoa dos Patos, RS, Brasil índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Gestão Costeira Integrada

versão On-line ISSN 1646-8872

Resumo

LARSON, Magnus  e  HANSONA, Hans. Modelação da evolução de bancos de areia na zona costeira. RGCI [online]. 2015, vol.15, n.1, pp.21-33. ISSN 1646-8872.  https://doi.org/10.5894/rgci530.

A evolução morfodinâmica de um banco de areia existente na zona costeira do oceano antes da zona de rebentação é descrita recorrendo a um modelo matemático unidimensional. As taxas de transporte sedimentar são calculadas relativamente a um perfil de equilíbrio e têm em consideração a assimetria das ondas e o termo gravitacional. A equação de balanço que rege a evolução da morfologia do fundo, sob certas hipóteses, reduz-se a uma equação de difusão que tem solução analítica conhecida para diferentes configurações do banco. A evolução espaço temporal do banco de areia é determinada em função de diferentes parâmetros a partir da solução analítica: por exemplo, verifica-se que a duplicação da altura da onda conduz a uma evolução mais rápida da morfologia do banco (em1/8 do tempo) relativamente à situação de referência. Para condições mais gerais das condições iniciais, das condições de fronteira e dos forçamentos, a equação é resolvida numericamente. Ambas as soluções, analítica e numérica, são comparadas com dados que reportam a evolução de bancos de areia de diferentes locais no mundo. Os resultados obtidos mostram que os modelos descrevem a tendência das observações efetuadas em quatro bancos de areia distintos. Como exemplo de aplicação, o modelo analítico desenvolvido é considerado no projeto preliminar de um banco de areia. A formulação apresentada pode também ser aplicada para estudar a evolução da morfologia de escavações resultantes de dragagens com uma configuração em que o seu comprimento é maior do que a sua largura.

Palavras-chave : transporte de sedimentos; dragagem; evolução de perfil; alimentação artificial; projeto de banco de areia.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons