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Revista de Gestão Costeira Integrada

versão On-line ISSN 1646-8872

Resumo

AMARAL, Fernanda Maria Duarte do et al. O papel da educação ambiental na mudança das percepções e atitudes dos estudantes quanto aos recifes de coral no Arquipélago de Fernando de Noronha, Brasil. RGCI [online]. 2014, vol.14, n.4, pp.581-590. ISSN 1646-8872.  https://doi.org/10.5894/rgci513.

O objetivo deste estudo foi investigar atitudes relacionadas à conservação dos ambientes recifais no Arquipélago de Fernando de Noronha. O projeto foi conduzido com estudantes com idades entre 10 e 18 anos, em 2005, e incluiu diversas atividades educacionais, bem como a criação de um Museu de Ambientes Recifais na escolar pública local; questionários foram apli- cados a fim de comparar o conhecimento dos alunos antes e após estas atividades, através do uso dos conceitos de referência de recifes, corais, educação ambiental e cidadania. Também se analisou a visão dos estudantes sobre a importância dos corais, os possíveis benefícios trazidos pelos recifes, as mudanças no ambiente marinho e o interesse na participação de pro- jetos relacionados à conservação dos ambientes recifais. Inicialmente, os corais e os recifes foram percebidos pelos estu- dantes como recursos valiosos apenas quando geravam vantagens econômicas por meio do turismo. Após as intervenções educativas, os estudantes adquiriram conceitos que estavam mais alinhados com a conservação ambiental por si só; entre os resultados principais, aproximadamente 25% mais estudantes disseram que aceitariam participar de projetos educacionais para promover a conservação dos ambientes recifais após as intervenções. Entretanto, devido à falta de interesse de alguns dos que deveriam ter sido atores chave no processo, este estudo também mostrou que o apoio de atores indiretos (professores, pais, funcionários da escolar) é tão importante quanto à participação do grupo enfocado.

Palavras-chave : cidadania; percepção ambiental; educação ambiental; recifes de coral.

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