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Revista de Gestão Costeira Integrada

versão On-line ISSN 1646-8872

Resumo

EASTMAN, Lucas et al. O potencial para projetos de jovens cientista cidadão: um estudo de caso de alunos jovens chilenos recolha de dados sobre o lixo marinho. RGCI [online]. 2014, vol.14, n.4, pp.569-579. ISSN 1646-8872.  https://doi.org/10.5894/rgci507.

Uma grande variedade de questões ambientais e ecológicas são respondidas com a ajuda de cidadão cientistas de todas as idades, mas os alunos (<18 anos) raramente participam nestes projetos. Isto é surpreendente, considerando que muitos projetos científicos de cidadania idealmente complementam os modernos currículos escolares, que vão desde ciência, matemática, leitura e artes. Aqui apresentamos um projeto de ciência e cidadania apoiada por alunos que investigam o problema do lixo marinho ao longo da costa chilena. Os alunos receberam materiais de educação especialmente concebidos, instruções cuidadosamente testadas e kits de amostragem. Sempre que possível, os alunos foram acompanhados por jovens diplomados, que apoiaram o professor na supervisão do processo de amostragem. Após as recolhas, os alunos estavam entusiasmados e manifestaram interesse em participar em futuros projetos ambientais. Com base na nossa experiência, apresentamos sete passos para a conceção de um projeto de ciência e cidadania bem sucedido com alunos. Sugerimos que envolver alunos em projetos de ciência e cidadania irá não só aumentar a escala espacial e temporal da recolha de dados, mas também apoiar currículos escolares, a compreensão pública do processo científico, e as decisões de gestão ambiental.

Palavras-chave : Ciência cidadã; alunos; recolha de dados; materiais de educação; lixo marinho.

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