SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Aplicação de uma caracterização integrada da paisagem e de uma ferramenta de avaliação a pequenas ilhas (Pico, Açores, Portugal)Gestão participativa do turismo em áreas protegidas: Caso de estudo das Terras do Priolo, São Miguel, Azores índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Gestão Costeira Integrada

versão On-line ISSN 1646-8872

Resumo

RIDDIFORD, Nick J. et al. A Iniciativa Albufera para a Biodiversidade: um modelo exemplar em termos de custo, eficiência e benefício para a integração da ciência com a participação voluntária em processos de gestão de áreas protegidas costeiras. RGCI [online]. 2014, vol.14, n.2, pp.267-288. ISSN 1646-8872.  https://doi.org/10.5894/rgci475.

Este artigo apresenta um projeto de campo multidisciplinar implementado em 1989 no Parque Natural de Albufera (Maiorca, Ilhas Baleares, Espanha) que pode ser considerado como um modelo exemplar em termos de custo, eficiência e benefício para a integração da ciência com a participação voluntária em processos de gestão de áreas protegidas costeiras. Os principais resultados deste projeto incluíram a produção de uma base científica para a gestão adequada do sítio; a formação de biólogos e gestores de áreas protegidas locais e internacionais; e a produção de materiais para educação, sensibilização e consciencialização ambiental da população local e grande público. Estes objetivos foram atingidos a baixo custo devido ao recurso ao voluntariado. Este projeto integrou cientistas, gestores de áreas protegidas, estudantes, bolseiros e outros cidadãos sob a égide de uma rede internacional de voluntariado (TAIB), que tem colaborado ativamente com a equipa de gestão do Parque Natural. A monitorização integrada a longo prazo durante um período de 25 anos em domínios científicos como a entomologia, ornitologia, ecologia terrestre e ecologia aquática, permitiu melhorar substancialmente o nível de conhecimento ecológico associado à componente sócio-económica da área de estudo, assim como os seus impactes ambientais e as ameaças que daí decorrem para a bacia hidrográfica. Este artigo demonstra a importância de uma monitorização ecológica integrada a longo prazo para apoio à decisão e para a capacitação de recursos em áreas protegidas, de modo a reduzir os impactes ambientais decorrentes do desenvolvimento sócio-económico das áreas costeiras da zona. Este trabalho descreve também como a ciência foi usada como meio de comunicação e sensibilização para estimular os decisores a agir antecipadamente, de modo a evitar os altos custos ambientais e financeiros para o erário público decorrentes dos impactes ambientais e sócio-económicos das políticas adotadas. Finalmente, este estudo realça a excelente relação custo-eficiência-benefício associada à monitorização ecológica integrada a longo prazo assente num projeto participativo integrado baseado em voluntariado, constituindo também um sistema de alerta precoce eficiente, de baixo custo e com elevado benefício para a sociedade. A experiência de Albufera é assim proposta como um modelo válido apto para ser aplicado com sucesso noutros sítios costeiros e pequenas ilhas.

Palavras-chave : Estudos de longo prazo; biodiversidade; capacitação de recursos; educação ambiental; voluntariado; valoração económica.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons