SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Percepção das Populações Costeiras sobre os Efeitos dos Eventos Adversos no Extremo Sul de Santa Catarina - BrasilEstudo das perceções da comunidade da Palmeira (Ilha do Sal, Cabo Verde) sobre a Sustentabilidade das Pescas índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Gestão Costeira Integrada

versão On-line ISSN 1646-8872

Resumo

STUARDO-RUIZ, Galicia; PENA-CORTES, Fernando  e  THER-RIOS, Francisco. Modelo Conceptual para a Gestão do Estuário do Rio Maullin (Região de Los Lagos, Chile): processos, desequilíbrios e percepções dos envolvidos. RGCI [online]. 2014, vol.14, n.1, pp.27-40. ISSN 1646-8872.  https://doi.org/10.5894/rgci413.

Neste trabalho é proposto um modelo conceptual para a gestão integrada do Litoral do rio Maullín. A metodologia utilizada baseou-se na revisão da literatura especializada na temática da gestão costeira e sustentabilidade numa perspectiva crítica e dinâmica de sistemas, e actividades de campo com aplicação de entrevistas a informantes chave de entre os profissionais e técnicos do governo local (município), utilizando a Escala de Likert. Após o cruzamento de variáveis qualitativas e quantitativas foram definidas as variáveis críticas e estabeleceu-se o quadro de análise. Os resultados mostraram cinco variáveis territoriais críticas: 1) competição por recursos naturais de importância comercial; 2) necessidade de normas ambientais municipais; 3) educação para a sustentabilidade; 4) competição pelo uso da terra entre os pescadores artesanais e as comunidades indígenas; e 5) a diversidade de instituições e representantes locais com jurisdição sobre o litoral. Foram identificados três arquétipos sistémicos: ¨Shifting the Burden”, “Eroding Goals” e ¨Success to the Successful¨, como expressão das dinâmicas territoriais e projecção dos cenários futuros desejáveis para o território. A partir deste trabalho foi possível gerar o modelo conceptual cuja principal conclusão é a necessidade de estruturar um processo concertado e participativo, não somente técnico e de gestão, mas técnico-político com base nos eixos transversais do planeamento local.

Palavras-chave : Gestão integrada; sustentabilidade do litoral; estuários; modelo conceptual; gestão territorial; dinâmicas de sistemas; arquétipos sistémicos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons