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Revista de Gestão Costeira Integrada

versão On-line ISSN 1646-8872

Resumo

COSTA, Sónia; PARDAL, Miguel Ângelo  e  AZEITEIRO, Ulisses Miranda. O uso de um sistema estuarino (Estuário do Mondego) como ferramenta didáctica na incorporação da Educação para o Desenvolvimento Sustentável nos curricula escolares. RGCI [online]. 2013, vol.13, n.2, pp.243-251. ISSN 1646-8872.

O presente trabalho revê e discute o potencial do ecossistema estuário do Mondego (Portugal) como ferramenta educacional para professores/educadores em ciências e para a sustentabilidade. Este estuário é uma área costeira de reconhecido valor socioeconómico e ambiental (Reserva Ecológica Nacional, Área Importante para as Aves e sítio Ramsar), cujas características (por exemplo, dois subsistemas distintos, com diferentes características físico-químicas e ecológicas, fortes gradientes ambientais e pressão antrópica) apresentam elevado potencial educativo. Contudo, apesar da vasta produção científica disponível focada no estuário do Mondego, poucos trabalhos tiveram o enfoque nas suas potencialidades pedagógicas (apenas foram publicadas três dissertações de mestrado e dois capítulos em livros de Educação Ambiental, incorporando estratégias de ensino para abordar questões relacionadas com este ecossistema estuarino, sob diferentes perspectivas educacionais). O estuário do Mondego é apresentado aqui como um ecossistema que pode ser usado com objetivos educacionais relacionados com a ecologia, biologia da conservação e sustentabilidade na zona costeira. De modo a usar o estuário do Mondego sob um formato educational são apresentados alguns exemplos de ferramentas para desenvolver as suas potencialidades pedagógicas, tal como percursos interpretativos, análise de textos científicos e programas de formação de professores.

Palavras-chave : Estuário do Mondego; pedagogia e curriculum; ambiente; sustentabilidade.

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