SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número4Discussões do Conselho Deliberativo da Reserva Extrativista de Canavieiras, Bahia, Brasil: da gestão pesqueira à ambientalA análise da cadeia produtiva dos catados como subsídio à gestão costeira: as ameaças ao trabalho das mulheres nos manguezais e estuários no Brasil índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Gestão Costeira Integrada

versão On-line ISSN 1646-8872

Resumo

HOGUANE, Antonio Mubango; CUAMBA, Ezidio da Lucia  e  GAMMELSR0D, Tor. Influência da precipitação nas pescarias artesanais tropicais: o estudo de caso da região norte de Moçambique. RGCI [online]. 2012, vol.12, n.4, pp.477-482. ISSN 1646-8872.

As capturas da pesca artesanal em Moçambique contribuem em cerca de 87% da captura total anual do país. De acordo com as estatísticas no período de 2000 a 2004, as capturas estimadas deste subsector das pescas foram cerca de 115.000 a 140.000 toneladas por ano. A abundância das pescarias marinhas costeiras depende de muitos fatores, dentre os quais a água doce dos rios disponibilizada quer através dos rios ou de águas pluviais drenadas de bacias hidrográficas costeiras, uma vez que providencia nutrientes que fertilizam as águas costeiras, estimulando desse modo a produtividade das mesmas. Isto por sua vez aumenta a sobrevivência e crescimento dos peixes, que na sua maioria crescem e se desenvolvem nos estuários e manguezais. Neste trabalho analisa-se o efeito de água doce, parametrizada por precipitação anual costeira no período de 1995 a 2008, nas capturas artesanais nos anos de 1998 a 2008, na zona norte de Moçambique (15o - 17o S). Os resultados indicam haver uma correlação positiva significativa entre as capturas artesanais anuais e a precipitação costeira anual registada dois anos antes (r=0,7862 e p=0.004). O desfasamento de dois anos entre a precipitação e as capturas está relacionado com o tempo de vida nas famílias Engraulididae, Clupeidae e Leiognathidae e com a idade de maturação na família Carangidea, constituindo estas as principais famílias que compõe as capturas. Estes resultados realçam o papel da água doce drenada para as zonas costeiras na produtividade destas e na sobrevivência e crescimento das populações de peixes durante a fase inicial do seu ciclo de vida. Os resultados deste trabalho podem contribuir para prever as capturas e melhorar a gestão das pescarias artesanais através, por exemplo, de estabelecimento de quotas de pesca em função das previsões. Mais ainda, as discussões realizadas contribuem para melhor a nossa compreensão da influência de fatores climáticos nas pescarias artesanais e avançar sugestões sobre a sua vulnerabilidade e capacidade de adaptação às mudanças climáticas.

Palavras-chave : precipitação costeira; produtividade costeira; crescimento de peixe; previsão de capturas; gestão de pescarias.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons