SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Análise Urbana de Territórios Construídos: Os Aterros na Baixa e na Frente Ribeirinha de Lisboa, Portugal índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Gestão Costeira Integrada

versão On-line ISSN 1646-8872

Resumo

FERREIRA, Aldo Pacheco. Medição dos níveis de poluentes orgânicos persistentes em Ardea alba (Linnaeus, 1758), Garça branca, e Puffinus puffinus (Brünnich, 1764), Pardela. Estudo de caso: baía da Ilha Grande, Rio de Janeiro, Brasil. RGCI [online]. 2012, vol.12, n.1, pp.7-15. ISSN 1646-8872.

Concentrações de dibenzeno-p-dioxinas policloradas (PCDD), dibenzofuranos policlorados (PCDF) e bifenilas policloradas (PCBs) foram analisadas em aves marinhas do Rio de Janeiro, Brasil. Ardea alba e Puffinus puffinnus foram coletadas durante 2008-2010 na baía da Ilha Grande. Detectáveis concentrações hepáticas da PCDD/Fs e PCBs foram encontradas em todas as amostras analisadas, apesar da concentração dos poluentes pesquisados estarem dentro dos limites de segurança estabelecidos pela OMS. Estes dados representam algumas das primeiras medições de PCDD/Fs e PCBs em aves marinhas da área, e pressupõe que futuros estudos devam dar sequencia a esta iniciativa, de forma a se ter uma maior gama de testes ampliando as espécies pesquisadas, bem como uma abrangência dos níveis de contaminação ambiental.

Palavras-chave : Poluente orgânico persistente; risco ao ambiente e saúde; ave marinha; dioxinas; éteres bifenilos policlorados.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons