SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número26Policromia nos séculos XII e início de XIII no extremo norte da Europa: análises passadas e pesquisa futuraA cruz triunfal da Catedral de Nevers: técnica e exame de pintura índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Medievalista

versão On-line ISSN 1646-740X

Resumo

MERCIER, Emmanuelle. Esculturas policromadas dos séculos XI-início de XIII: novos resultados de pesquisa do Instituto Real do Património Artístico, em Bruxelas. Med_on [online]. 2019, n.26, pp.2-43. ISSN 1646-740X.  https://doi.org/10.4000/medievalista.2313.

As esculturas policromadas dos séculos XI-início de XIII podem ser consideradas um testemunho ancestral de conhecimento, de práticas bem como das trocas de técnicas de escultura e pintura na Idade Média. O presente artigo visa prover uma análise de 50 anos de pesquisa na Bélgica, incluindo também recentes estudos. Elementos materiais novos e os resultados de análises irão provavelmente relançar o debate sobre a cronologia relativa que por norma se sugere. A identificação de materiais revela a circulação de bens e comércio. A riqueza de efeitos pictóricos e técnicas demonstra um savoir-faire considerado até então como típico do período gótico recente, inclusive o uso de óleo como aglutinante. A maioria da informação reunida no corpus belga corresponde aos resultados de análises realizadas em esculturas de outras regiões europeias, tanto em termos de evolução de aspectos como de evolução técnica. Estas observações permitem avançar a hipótese de uma transmissão rápida e oral não só dentro das oficinas mas no contexto global europeu mais vasto.

Palavras-chave : Esculturas dos séculos XI-início de XIII; Escultura em madeira; Policromia; Cronologia relativa; História material.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons