SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue26Twelfth and early thirteenth century polychromy at the northernmost edge of Europe: past analyses and future researchThe triumphal cross of the cathedral of Nevers: painting technique and examination author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Medievalista

On-line version ISSN 1646-740X

Abstract

MERCIER, Emmanuelle. Esculturas policromadas dos séculos XI-início de XIII: novos resultados de pesquisa do Instituto Real do Património Artístico, em Bruxelas. Med_on [online]. 2019, n.26, pp.2-43. ISSN 1646-740X.  https://doi.org/10.4000/medievalista.2313.

As esculturas policromadas dos séculos XI-início de XIII podem ser consideradas um testemunho ancestral de conhecimento, de práticas bem como das trocas de técnicas de escultura e pintura na Idade Média. O presente artigo visa prover uma análise de 50 anos de pesquisa na Bélgica, incluindo também recentes estudos. Elementos materiais novos e os resultados de análises irão provavelmente relançar o debate sobre a cronologia relativa que por norma se sugere. A identificação de materiais revela a circulação de bens e comércio. A riqueza de efeitos pictóricos e técnicas demonstra um savoir-faire considerado até então como típico do período gótico recente, inclusive o uso de óleo como aglutinante. A maioria da informação reunida no corpus belga corresponde aos resultados de análises realizadas em esculturas de outras regiões europeias, tanto em termos de evolução de aspectos como de evolução técnica. Estas observações permitem avançar a hipótese de uma transmissão rápida e oral não só dentro das oficinas mas no contexto global europeu mais vasto.

Keywords : Esculturas dos séculos XI-início de XIII; Escultura em madeira; Policromia; Cronologia relativa; História material.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License