SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Isquemia de coto de amputação transfemoral: um desafio cirúrgico na prevenção da mortalidadeAneurismas arteriais sistémicos na doença de Kawasaki índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Angiologia e Cirurgia Vascular

versión impresa ISSN 1646-706X

Resumen

FERREIRA, Joana et al. Papel do músculo esquelético na aterosclerose. Angiol Cir Vasc [online]. 2019, vol.15, n.2, pp.65-70. ISSN 1646-706X.

O papel da obesidade visceral na doença aterosclerótica está bem definido. Pelo contrário, a importância do músculo esquelético não está completamente esclarecido. O músculo é entendido hoje, como um órgão endócrino produtor de mioquinas com uma acção direta em vários mecanismos fisiológicos e fisiopatológicos, incluindo a aterosclerose. As mioquinas reduzem a produção da neo-íntima, a expressão de mediadores inflamatórios, o recrutamento de células inflamatórias e a formação de “foam cells”. Os estudos epidemiológicos demonstram uma associação entre a redução da massa muscular e a doença cardiovascular. A baixa massa muscular está associada a aumento da prevalência da doença coronária, calcificação aórtica, aterosclerose carotídea, espessamento média-íntima, estenose das artérias cerebrais e disfunção endotelial. Deste modo, os exercícios de resistência, que causam hipertrofia muscular e aumentam a foça muscular, podem ter um papel na aterosclerose. A ingestão proteica, em particular pelos idosos parece ser crítica para a manutenção da massa muscular e para aumentar a sobrevivência. O objetivo deste artigo é proceder a uma revisão da literatura relativamente ao papel musculo esquelético na aterosclerose.

Palabras clave : Músculo esquelético; Aterosclerose; Sarcopenia; Doença arterial periférica; Doença coronária; Doença carotídea.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons