SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número4Aneurismas da artéria esplénica: Seguimento de 2 casos tratados com Recursoa endoprótese vascular recobertaFibroblastoma desmoplásico envolvendo a artéria braquial: um caso clínico único índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Angiologia e Cirurgia Vascular

versão impressa ISSN 1646-706X

Resumo

BORGES, Miguel Fróis et al. Tratamento endovascular de síndrome da veia cava superior por dispositivo de acesso venoso central totalmente implantável: Caso clínico. Angiol Cir Vasc [online]. 2017, vol.13, n.4, pp.42-45. ISSN 1646-706X.

Introdução: O síndrome da Veia Cava Superior (sVCS) benigno é raro e pode estar relacionado com um dispositivo de acesso venoso central totalmente implantável (DAVCTI). Nos últimos 20 anos, a dilatação com colocação de stent por via percutânea endovascular tem surgido como uma opção viável para a terapêutica do sVCS. Casoclínico: Apresentamos o caso de uma mulher de 42 anos com o diagnóstico de linfoma de Hodgkin clássico que desenvolveu sVCS um ano após a colocação de DAVCTI e em que, após falência da terapêutica conservadora, se colocou uma endoprótese auto-expansível pelo DAVCTI com bom resultado imagiológico e clínico. Conclusão: O tratamento endovascular do sVCS usando o lúmen do DAVCTI é seguro e pode ser considerada terapêutica de primeira linha.

Palavras-chave : Síndrome da veia cava superior; Dispositivo de acesso venoso central totalmente implantável; Complicações tardias; Tratamento endovascular.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons