SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3Papel do suporte transfusional na endarterectomia carotídea: uma mudança no protocolo de atuação índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Angiologia e Cirurgia Vascular

versão impressa ISSN 1646-706X

Resumo

PEREIRA, Ana Filipa Abelha; MESQUITA, Amílcar  e  GOMES, Carlos. Abordagens cirúrgicas no tratamento de varizes. Angiol Cir Vasc [online]. 2014, vol.10, n.3, pp.132-140. ISSN 1646-706X.

A doença venosa crónica dos membros inferiores é uma patologia médica muito prevalente a nível global, sendo o refluxo da veia grande safena (VGS) a forma mais frequente de insuficiência. Acarreta um peso individual ao causar uma diminuição na qualidade de vida do doente e a nível social ao causar uma sobrecarga não desprezível nos orçamentos de saúde. Tradicionalmente a laqueação da junção safeno-femoral associada ao stripping da VGS foi a técnica gold standard no tratamento de varizes. No entanto, nos últimos anos, as técnicas minimamente invasivas têm ganho terreno sendo já consideradas alternativas seguras e eficazes ao método de stripping, mais tradicional. Foi feita uma pesquisa de artigos comparativos das várias técnicas no «Journal of Vascular Surgery», «European Journal of Vascular and Endovascular Surgery», «Phlebology: The Journal of Venous Disease», «Cochrane» e «PubMed». A revisão das técnicas foi feita com base num total de 12 artigos (estudos prospetivos, ensaios clínicos aleatorizados e não aleatorizados, estudos de coorte) com períodos de follow-up compreendidos entre as 16 semanas e os 5 anos. A curto e médio prazo as novas técnicas apresentam várias vantagens em relação ao stripping da VGS: menos dor, menor período de convalescença, melhores scores de qualidade de vida e maior satisfação do doente. No entanto, não foi possível afirmar uma superioridade das mesmas em relação ao método tradicional a longo prazo. São necessários mais estudos, com períodos de follow-up mais prolongados, com particular valor dos ensaios clínicos aleatorizados. © 2013 Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular. Publicado por Elsevier España, S.L.U. Todos os direitos reservados.

Palavras-chave : Doença venosa crónica; Varizes; Cirurgia vascular; Stripping da veia grande safena; Técnicas minimamente invasivas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons