SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número22Tumor Pseudopapilar do Pâncreas: relato de um caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Cirurgia

versão impressa ISSN 1646-6918

Resumo

ALVES, Carlos Pereira  e  MARQUES, Ângela. Varizes dos Membros Inferiores. Exame ecodoppler: classificação dos refluxos venosos e estratégia de tratamento cirúrgico. Rev. Port. Cir. [online]. 2012, n.22, pp.41-54. ISSN 1646-6918.

Os autores referem as possibilidades do exame ecodoppler venoso com cor no estudo das varizes dos membros inferiores. Descrevem a metodologia do exame de acordo com o documento de consenso da União Internacional de Flebologia e baseados numa extensa pratica clinica apresentam protocolo do exame ecodoppler venoso. Analisam evidências relevantes do exame ecodoppler venoso que tem estado na base de um novo conceito de início e evolução das varizes dos membros inferiores, um conceito centrípeto de início de fora para dentro, das colaterais para as veias safenas e evolução ascendente em oposição ao clássico conceito centrífugo de inicio de dentro para fora, das veias safenas para as colaterais e evolução descendente. Os resultados do exame ecodoppler venoso têm igualmente estado na base descritiva de diferentes tipos de refluxo venoso que culminaram numa classificação simplificada de dois grandes tipos de refluxo venoso: o refluxo axial e o segmentar. Esta classificação, que começa a ser utilizado nos relatórios dos exames, tem como consequência relevante na cirurgia das varizes a possibilidade de flebectomias das colaterais varicosas nas varizes com refluxo segmentar preservando a grande safena, evitando assim a crossectomia e “stripping” e reservando a cirurgia clássica para as varizes com refluxo axial. Esta estratégia de tratamento cirúrgico tem mostrado no seguimento clinico e ecodoppler resultados iguais ou melhores que uma estratégia de tratamento cirúrgico estandardizado.

Palavras-chave : varizes dos membros inferiores; ecodoppler venoso com cor; refluxos venosos; cirurgia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons