SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Indirect management of regional public television in Spain: Study of the channel model (2012-2018)Perfiles profesionales en el periodismo político local en tiempos de redes sociales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Observatorio (OBS*)

versión On-line ISSN 1646-5954

Resumen

MASSUCHIN, Michele Goulart  y  SOUSA, Suzete Gaia de. Do impresso para as fanpages: linguagem e formato dos conteúdos dos jornais regionais brasileiros no Facebook a partir de uma perspectiva comparativa. OBS* [online]. 2020, vol.14, n.1, pp.116-138. ISSN 1646-5954.  https://doi.org/10.15847/obsOBS14120201352.

Este artigo faz uma análise comparativa sobre como jornais regionais brasileiros - "A Tarde" (Nordeste), "Correio Braziliense" (Centro-Oeste), "Diário do Pará" (Norte), "Gazeta do Povo" (Sul) e "O Globo" (Sudeste) - se utilizam do Facebook como ferramenta para distribuição de conteúdo jornalístico. A literatura tem mostrado a migração dos jornais para as redes sociais, porém ainda é necessário observar como se dá o uso deste espaço e se o processo ocorre de forma semelhante em distintos jornais. O objetivo deste texto, portanto, é averiguar de que maneira os jornais selecionados utilizam o Facebook a partir de características relacionadas ao estilo textual, tal como a linguagem textual - formal ou informal - e os diferentes formatos que acompanham a legenda - foto, vídeo, emoticons, gifts, entre outros. Assim, a preocupação da pesquisa é perceber as características estruturais das postagens nos cinco jornais selecionados. A método usado é quantitativo é a técnica utilizada é a análise de conteúdo. O período da coleta de dados compreende duas semanas (entre abril e maio de 2018), sendo que o corpus da pesquisa corresponde a 2825 postagens realizadas pelos impressos no período estipulado. Dentre os principais resultados, notou-se a predominância da linguagem formal, embora dois dos jornais já tenham avançado na busca pela informalidade. Sobre os formatos, percebeu-se um padrão que ainda evita inovações - com poucos vídeos, gifts e memes, por exemplos - porém alguns jornais - especialmente a Gazeta do Povo - tem usado de emoticons e palavras-chaves como forma de atrair a atenção do leitor.

Palabras clave : jornalismo; redes sociais digitais; Facebook; linguagem; formato dos posts.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons