SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número4Marcelo Rebelo de Sousa, a popular president who has all the media coverage: Content analysis of the press (2016-2018)Participation in Political Protest: Tracing Direct and Indirect Effects of News Usage and Social Interaction índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Observatorio (OBS*)

versão On-line ISSN 1646-5954

Resumo

HORN, Aline Tainá Amaral  e  LIMA, Myrian Regina Del Vecchio de. As mudanças climáticas e o seu discurso no HuffPost Brasil: ênfase no "fazer sentir" ou no "fazer saber"?. OBS* [online]. 2019, vol.13, n.4, pp.14-34. ISSN 1646-5954.  https://doi.org/10.15847/obsOBS13420191446.

Um dos aspectos da narrativa jornalística digital online é de que a construção argumentativa de apelos à emoção (fazer sentir) é mais influente na esfera pública do que fatos objetivos (fazer saber). Ao propor analisar como ocorre o tratamento de notícias sobre mudanças climáticas do jornal nativo digital HuffPost Brasil, este artigo apresenta como objetivos centrais: verificar os discursos predominantes e analisar o tratamento de conteúdos produzidos por diferentes atores sociais (jornalistas, blogueiros e instituições). Parte-se da seguinte questão-chave: As notícias sobre mudanças climáticas estão focalizadas no "fazer sentir" (emoções) ou no "fazer saber" (conhecimento)? A coleta de dados foi feita a partir de metodologia cruzada (software de mineração e análise de texto e Google notícias). O quadro teórico principal está ancorado nos modos discursivos propostos por Charaudeau (2006) e nas características do jornalismo de internet discutidos por Del Vecchio de Lima et al (2017). Conclui-se que a cobertura sobre mudanças climáticas no site é muito reduzida e que o tema de modo geral não é tratado com "dramaticidade" (a fim de emocionar) como ocorre em vários veículos noticiosos.

Palavras-chave : Jornalismo Digital; Mudanças Climáticas; Análise do Discurso; HuffPost Brasil; Construção argumentativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons