SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número4Marcelo Rebelo de Sousa, a popular president who has all the media coverage: Content analysis of the press (2016-2018)Participation in Political Protest: Tracing Direct and Indirect Effects of News Usage and Social Interaction índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Observatorio (OBS*)

versión On-line ISSN 1646-5954

Resumen

HORN, Aline Tainá Amaral  y  LIMA, Myrian Regina Del Vecchio de. As mudanças climáticas e o seu discurso no HuffPost Brasil: ênfase no "fazer sentir" ou no "fazer saber"?. OBS* [online]. 2019, vol.13, n.4, pp.14-34. ISSN 1646-5954.  http://dx.doi.org/10.15847/obsOBS13420191446.

Um dos aspectos da narrativa jornalística digital online é de que a construção argumentativa de apelos à emoção (fazer sentir) é mais influente na esfera pública do que fatos objetivos (fazer saber). Ao propor analisar como ocorre o tratamento de notícias sobre mudanças climáticas do jornal nativo digital HuffPost Brasil, este artigo apresenta como objetivos centrais: verificar os discursos predominantes e analisar o tratamento de conteúdos produzidos por diferentes atores sociais (jornalistas, blogueiros e instituições). Parte-se da seguinte questão-chave: As notícias sobre mudanças climáticas estão focalizadas no "fazer sentir" (emoções) ou no "fazer saber" (conhecimento)? A coleta de dados foi feita a partir de metodologia cruzada (software de mineração e análise de texto e Google notícias). O quadro teórico principal está ancorado nos modos discursivos propostos por Charaudeau (2006) e nas características do jornalismo de internet discutidos por Del Vecchio de Lima et al (2017). Conclui-se que a cobertura sobre mudanças climáticas no site é muito reduzida e que o tema de modo geral não é tratado com "dramaticidade" (a fim de emocionar) como ocorre em vários veículos noticiosos.

Palabras clave : Jornalismo Digital; Mudanças Climáticas; Análise do Discurso; HuffPost Brasil; Construção argumentativa.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons