SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Percepciones sobre los medios de comunicación de profesores universitarios de la educación infantil en ChileLa sección Cultura hoy: De las descripciones teóricas a la realidad práctica. Estudio de caso de medios impresos en España índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Observatorio (OBS*)

versão On-line ISSN 1646-5954

Resumo

KISCHINHEVSKY, Marcelo  e  LOPEZ, Debora Cristina. A emergência dos smart speakers: desafios e oportunidades para o rádio no contexto do big data. OBS* [online]. 2019, vol.13, n.2, pp.125-141. ISSN 1646-5954.

O presente artigo, de caráter exploratório, analisa a emergência dos smart speakers e a reintermediação que o dispositivo opera no mercado de mídia sonora, num contexto de crescente investimento corporativo em big data. No percurso, são elencados os desafios no horizonte e as oportunidades para as tradicionais emissoras de rádio, que precisarão se tornar parceiras de gigantes de tecnologia para assegurar um lugar de destaque no novo ecossistema midiático, em que hábitos de escuta antes solidamente estabelecidos são redesenhados. Além de pesquisa bibliográfica e documental, foram realizadas entrevistas com gestores de duas emissoras brasileiras que vêm investindo na distribuição de conteúdos radiofônicos por meio de assistentes de voz, permitindo-nos refletir sobre o papel que estes novos intermediários podem vir a desempenhar no mercado de mídia sonora.

Palavras-chave : Comunicação; Rádio; Smart Speakers; Big Data.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons