SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2The media of Consumption and the Consumption of time: How a consumer in fast-paced economy use traditional and new media toolsTechnologies and children up to 8 years old: what changes in one year? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Observatorio (OBS*)

On-line version ISSN 1646-5954

Abstract

SILVEIRA, Patrícia. Notícias televisivas e públicos infantis: o porquê da aposta em jornalismo segmentado para as crianças. OBS* [online]. 2019, vol.13, n.2, pp.48-67. ISSN 1646-5954.

Estudos recentes documentam a presença das notícias no quotidiano dos públicos infantis, mostrando que estes conteúdos são importantes para o seu conhecimento do mundo e a sua socialização (Alon-Tirosh & Lemish, 2014; Delorme, 2013; Silveira, 2019). No contexto português, são ainda escassas as pesquisas desenvolvidas sobre esta problemática, pelo que desenvolvemos este estudo com o objetivo de analisar a natureza das interações entre as crianças e as notícias. Metodologicamente, esta investigação envolveu a aplicação de inquéritos por questionário e a dinamização de grupos de foco junto de crianças a frequentar o ensino primário nas escolas do Concelho de Paredes (Distrito do Porto). Os resultados mostram que as crianças contactam habitualmente com a atualidade, sobretudo pela televisão, juntamente com a família, embora demonstrem pouco interesse em seguir certas notícias. Os resultados evidenciam que as crianças desejam contactar com notícias mais adequadas aos seus gostos e às suas capacidades de compreensão. Posto que a televisão se constitui como o meio privilegiado para as famílias e, consequentemente, os públicos infantis, acompanharem a atualidade, julgamos que as conclusões apontadas no artigo poderão servir para informar as empresas mediáticas e outros agentes sobre aspetos a considerar no desenvolvimento de espaços informativos concebidos para os mais novos.

Keywords : crianças; perceções; notícias; media; televisão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License