SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Post-truth and intimidation on Twitter during Catalan referendum 1-OSocial networks and promotion of thermal tourism destinations of the Euro-region Galicia-Northern Portugal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Observatorio (OBS*)

On-line version ISSN 1646-5954

Abstract

MOURA, Pedro. Uma outra Ameaça Fantasma: a relação entre autor, conteúdos e públicos em The Prequels Strike Back. OBS* [online]. 2019, vol.13, n.1, pp.122-136. ISSN 1646-5954.

As prequelas de Star Wars (1999-2005) são, ainda hoje, obras controversas entre os fãs desta narrativa transmediática. O documentário The Prequels Strike Back (2016) procurou compreender a insatisfação de parte destes públicos, mas também a recepção daqueles que, tendo apreciado a segunda trilogia da saga, se viram inseridos numa cultura de antagonismo aos filmes. Neste artigo apresenta-se uma análise do documentário, centrando-se no modo como a recepção das prequelas foi retratada. O modelo de cooperação textual de Umberto Eco e os conceitos de cultura de convergência e narrativas transmediáticas de Henry Jenkins foram as principais referências usadas na análise. Concluiu-se que apesar de abordar pertinentemente os diferentes elementos constitutivos da proposta do autor italiano, o documentário ignorou uma dimensão crucial para a compreensão da recepção dos públicos de Star Wars: a natureza transmediática de uma saga que não esteve suspensa entre o final da trilogia original e o lançamento das prequelas.

Keywords : Cooperação textual; cultura de convergência; narrativas transmediáticas; Star Wars; Umberto Eco.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License