SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número4L’impact des réseaux sociaux sur la gestion professionnelle de la communication hospitalière au Royaume-UniAdultos com Deficiência Intelectual e Meios Digitais: Desenvolvimento Participativo de uma Campanha Audiovisual índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Observatorio (OBS*)

versão On-line ISSN 1646-5954

Resumo

ALMEIDA, Cristina Vaz de  e  SEBASTIAO, Sónia Pedro. A perceção dos profissionais de saúde sobre fontes de informação e sua influência na relação terapêutica. OBS* [online]. 2018, vol.12, n.4, pp.26-43. ISSN 1646-5954.

Este estudo tem como objetivo a aferição da perceção dos profissionais de saúde sobre a importância das fontes de informação para a relação terapêutica. R ecorreu-se a uma metodologia qualitativa, através da realização de focus group, baseado num questionário semiestruturado, aplicado a nove especialistas em literacia em saúde e profissionais das áreas da saúde em Portugal. Os participantes enfatizaram a responsabilidade do profissional de saúde como fonte especialista e credível para o fornecimento de informação e direcionamento do paciente quando o mesmo recorre a fontes menos credíveis como a internet. Foi ainda destacado o papel dos pares (outros profissionais de saúde) e dos pacientes que prestam depoimento sobre a sua experiência (por exemplo, doentes crónicos).

Palavras-chave : comunicação em saúde; credibilidade das fontes; teoria situacional da resolução de problemas; literacia em saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons