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Observatorio (OBS*)

versão On-line ISSN 1646-5954

Resumo

GODINHO, Luísa. Big Data e política: aferindo o potencial preditivo da world wide web nas eleições europeias de 2014. OBS* [online]. 2018, vol.12, n.2, pp.256-285. ISSN 1646-5954.

Inversamente à tendência dominante nos estudos eleitorais previsionais em ambiente digital, focados no microblogue Twitter como universo de análise, neste artigo desenvolve-se uma abordagem ecológica integrada ao posicionamento da opinião pública portuguesa durante a campanha eleitoral para as eleições europeias de 2014. O potencial preditivo de três categorias é testado – partido/coligação; cabeça-de-lista e lista – assim como o é a representatividade da world wide web, enquanto Big Data cientificamente válida para a investigação em Ciências Sociais. A primeira categoria revelou maior valor empírico relativo e a adequabilidade das redes sociais para a antecipação de acontecimentos sai parcialmente reforçada, reiterando-se, no entanto, a necessidade de mais estudos, em particular no plano nacional, onde a investigação nesta área é praticamente inexistente.

Palavras-chave : Big Data; Internet; eleições; opinião pública; posicionamento; previsões eleitorais.

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