SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2The digital transformation and the organizational changes: which answers does ergonomics give? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Laboreal

On-line version ISSN 1646-5237

Abstract

SALINI, Deli; JARAMILLO, Juana Sarmiento; GOUDEAUX, Annie  and  POIZAT, Germain. Profissões de serviços e digitalização: implicações e sugestões para a conceção de programas de formação. Laboreal [online]. 2018, vol.14, n.2, pp.15-30. ISSN 1646-5237.  https://doi.org/10.15667/laborealxiv218ds.

No setor de serviços, a digitalização está a transformar a atividade individual e coletiva dos profissionais e sua relação com os utilizadores. Sem limitação, isto manifesta-se sobretudo na digitalização que diz respeito à gestão de informações dos utilizadores. Esta contribuição explora as implicações da digitalização das informações (clientes, pacientes), baseada em dois estudos preliminares realizados na Suíça, no âmbito das práticas de enfermaria e dos oficiais de justiça de uma Procuradoria. Realizados segundo a perspetiva da antropotecnologia educacional, estes estudos demonstram que a introdução de objetos técnicos digitais (OTD) leva a profundas transformações no trabalho, que são analisadas em três linhas: a) a relação entre a difusão das OTD e a evolução organizacional das profissões de serviços, b) a complexidade inerente às transformações das modalidades e suportes de comunicação, e c) a necessidade de propor processos de formação que visem a preparação ou a reparação das práticas digitais.

Keywords : Profissões de serviços; antropotecnologia; objetos técnicos digitais; análise da atividade; organização do trabalho.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License