SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número6Política de dividendos e ciclo de vida das empresasDesarrollo de competencias emocionales en los directivos de una organización a través del outdoor training índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Encontros Científicos - Tourism & Management Studies

versão impressa ISSN 1646-2408

Resumo

PEDRO, Sílvia; FERREIRA, Pedro Lopes  e  MENDES, Júlio. Aplicação de métodos estatísticos na avaliação da satisfação dos utentes com o internamento hospitalar. Encontros Científicos [online]. 2010, n.6, pp.175-189. ISSN 1646-2408.

A avaliação da satisfação dos utentes permite obter indicadores importantes para a implementação de estratégias de melhoria contínua de qualidade dos cuidados de saúde, apoiados pela opinião de quem recebe esses cuidados. Este artigo foi desenvolvido a partir de uma base de dados nacional que resultou da aplicação do questionário IAQH-IA a 6363 utentes internados entre 2000 e 2004, com o objectivo de estudar a sua satisfação. Recorreu-se à estatística descritiva para caracterizar os utentes e os episódios de internamento, aos modelos de equações estruturais para criar modelos de satisfação que permitissem obter ponderadores para o cálculo de um índice de satisfação global e analisar a relação entre a qualidade apercebida, a satisfação e as atitudes dos utentes, à estatística inferencial para uma análise bivariada dos determinantes da satisfação global e às árvores de regressão para uma análise multivariada. Constatou-se que é prioritário desenvolver estratégias de melhoria das informações prestadas aos utentes e aos seus familiares e amigos. O impacto do internamento, o nível de estudos dos utentes e a percepção do estado de saúde actual foram identificados como importantes determinantes da satisfação dos utentes.

Palavras-chave : Satisfação dos Utentes; Qualidade dos Serviços de Saúde; Internamento Hospitalar; Modelos de Equações Estruturais; Árvores de Regressão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )