SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número6Turismo e Crime: Efeitos da Criminalidade na Procura TurísticaÉxito empresarial y género en turismo rural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Encontros Científicos - Tourism & Management Studies

versão impressa ISSN 1646-2408

Resumo

HENRIQUES, Cláudia  e  CUSTODIO, Maria João. Turismo e Gastronomia: a valorização do património gastronómico na região do Algarve. Encontros Científicos [online]. 2010, n.6, pp.69-81. ISSN 1646-2408.

A Gastronomia constitui-se como importante atractivo turístico-cultural de um local, região ou pais. Portugal está identificado como um dos melhores destinos de Gastronomia e Vinhos da Europa e no seu Plano Estratégico Nacional de Turismo (2006-2015) “Gastronomia e Vinhos” é considerado um produto turístico a valorizar. No caso da região do Algarve, este produto é identificado como motivação secundária para quase todos os outros produtos estratégicos da região. Neste contexto, e sob o reconhecimento da importância do produto gastronómico, o presente artigo visa apresentar um projecto de investigação levado a cabo na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve, durante dois anos lectivos - 2008/2009 e 2009/2010. Este estudo procurou averiguar a valorização da gastronomia tradicional, enquanto património intangível com valências turísticas, por parte das empresas de restauração localizadas em marinas e portos de recreio da região. Com tal intento assentou na análise de ementas e num inquérito por entrevista levado a cabo aos gestores/proprietários de restaurantes.

Palavras-chave : Turismo; Cultura; Gastronomia; Restauração; Marinas/Portos de Recreio; Algarve.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )