SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número6Gestión de crisis en el turismo: la cara emergente de la sostenibilidadTurismo e Gastronomia: a valorização do património gastronómico na região do Algarve índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Encontros Científicos - Tourism & Management Studies

versão impressa ISSN 1646-2408

Resumo

BRAS, Maria  e  RODRIGUES, Victor. Turismo e Crime: Efeitos da Criminalidade na Procura Turística. Encontros Científicos [online]. 2010, n.6, pp.59-68. ISSN 1646-2408.

O objectivo central deste artigo é reflectir em torno da relação entre o aumento da procura turística e a criminalidade, tomando como base a revisão da literatura que sugere uma proximidade consistente entre ambos. Centrando-se numa abordagem meramente teórica, dentro de um quadro de reflexão psicossociológica, a revisão permitiu um conhecimento mais alargado dos aspectos que se prendem com a vitimização dos turistas e que fundamentam as causas e consequências do crime nos destinos turísticos. O conhecimento teórico deste fenómeno permitiu a construção de um questionário fechado que se encontra em fase de aplicação a todos os turistas (nacionais e internacionais), alvo de crime que apresentam queixa nas esquadras do Algarve. O estudo será conduzido pela Universidade do Algarve (Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo) e pelo Comando Distrital da Policia de Segurança Pública de Faro, durante um período de seis meses. Os resultados deste questionário permitirão, por um lado, fazer uma análise mais objectiva da relação entre turismo e crime no Algarve e, por outro, promover a comparação com resultados em outros destinos turísticos.

Palavras-chave : Turismo; Crime; Procura Turística; Algarve.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )