SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue6The causal relationship between tourism and economic growth in Malaysia: Evidence from multivariate causality testsResidential Tourism in the South of Spain: An Approach towards Consumption author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Encontros Científicos - Tourism & Management Studies

Print version ISSN 1646-2408

Abstract

RAMIREZ-HURTADO, José M.  and  BERBEL-PINEDA, Juan M.. Características e Perspectivas do franchising de Agências de Viagens: O caso espanhol. Encontros Científicos [online]. 2010, n.6, pp.25-35. ISSN 1646-2408.

O turismo é um dos mais importantes impulsionadores económicos para muitos países. A indústria das agências de viagens está intimamente ligada ao turismo. Esta indústria está a ser afectada pela crise económica global. Por esse motivo é necessário criar novas formas de marketing de modo a superar a crise. O franchising é uma boa opção para muitas empresas que desejam vencer a crise expandindo a sua marca. O principal objectivo deste estudo é analisar a actual situação e as possíveis tendências do franchising de agências de viagens. Um outro objectivo é identificar possíveis grupos estratégicos no interior da indústria das agências de viagens, operando em sistemas de franchising. Para este propósito focamo-nos num sistema de franchising desenvolvido, como é o caso do mercado espanhol. Alguns resultados interessantes são obtidos neste estudo.

Keywords : Agências de viagens; franchising; grupos estratégicos; Espanha.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )