SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número6Trajectórias do desenvolvimento turístico - da cultura à criatividade?Características e Perspectivas do franchising de Agências de Viagens: O caso espanhol índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Encontros Científicos - Tourism & Management Studies

versão impressa ISSN 1646-2408

Resumo

KADIR, Norsiah; NAYAN, Sabri  e  ABDULLAH, Mat Saad. A relação causal entre turismo e crescimento económico na Malásia: A evidência dos testes de causalidade multivariada. Encontros Científicos [online]. 2010, n.6, pp.16-24. ISSN 1646-2408.

A indústria turística e o crescimento económico de um país estão até certo ponto inter-relacionados.   O objectivo deste estudo é investigar a presença assim como também a direcção da relação causal (significante) entre as receitas do turismo internacional na Malásia o crescimento real na sua economia. Com base numa amostra do período de 1994 a 2004, os dados são analisados na perspectiva do método da causalidade multivariada. São dois os principais resultados do estudo: em primeiro lugar, as receitas do turismo internacional e o crescimento económico real estão significativamente inter-relacionados. Em Segundo lugar, o teste de causalidade multivariada baseado no modelo de correcção do erro revela que a causalidade de Granger entre as receitas do turismo internacional e o crescimento económico real é unidireccional - movendo-se a partir do crescimento económico real em direcção às receitas do turismo internacional. A implicação prática que pode ser derivada destes resultados é que, dado que a economia da Malásia está crescendo, deve ser esperado um crescimento acelerado das actividades socioeconómicas, assim como oportunidades de negócio nos sectores relacionados com o turismo.

Palavras-chave : Turismo; Crescimento Económico; Testes de Causalidade Multivariada; Malásia.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )