SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número5A avaliação da eficiência dos bancos através de um modelo DEA bietápicoEstratégias empresariais e gestão do desenvolvimento no sector de componentes para automóvel índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Encontros Científicos - Tourism & Management Studies

versão impressa ISSN 1646-2408

Resumo

REIS, Rui Manuel Gouveia Lopes dos  e  REIS, Henrique Manuel Pimentel. Multinacionais de Obras Públicas na América Latina. Encontros Científicos [online]. 2009, n.5, pp.130-145. ISSN 1646-2408.

As obras públicas são uma actividade de relevo no desenvolvimento económico e social. As grandes empresas do sector actuam em vários mercados, dado que, normalmente, os mercados domésticos são exíguos para rendibilizar os activos destes agentes económicos. A internacionalização pode seguir diferentes estratégias e formas de abordagem dos mercados externos. A América Latina é um mercado interessante nesta temática. A análise das maiores empresas internacionais que ali operam, à luz dos modelos de internacionalização conhecidos, permite verificar que a proximidade geográfica e cultural, bem como o potencial económico e geoestratégico, são variáveis relevantes na decisão do processo de internacionalização. A criação de redes é igualmente importante, associada a questões de relacionamento entre as diversas partes interessadas no processo, embora a ligação entre essas partes interessadas não seja facilmente detectável em muitas situações.

Palavras-chave : Internacionalização; Obras Públicas; Empreiteiros; América Latina.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )