SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número5Cidades-Santuário: oferta e procura - síntese de estatísticas editadas (2.ª parte)Multinacionais de Obras Públicas na América Latina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Encontros Científicos - Tourism & Management Studies

versão impressa ISSN 1646-2408

Resumo

MARTINS, Ana Isabel. A avaliação da eficiência dos bancos através de um modelo DEA bietápico. Encontros Científicos [online]. 2009, n.5, pp.114-129. ISSN 1646-2408.

Enfrentando actualmente a maior crise mundial dos últimos 30 anos, prevêem-se para o sector bancário quebras significativas nas receitas e uma crescente pressão competitiva. Este estudo avalia a eficiência dos 37 principais bancos a operar em Portugal através da metodologia DEA segundo o modelo bietápico de Chen e Zhu (2004) aplicado ao sector bancário, contornando a habitual problemática inerente à existência de duas abordagens (Produção/Intermediação). A principal contribuição deste estudo consiste na incorporação de novas variáveis que reflictam, para além da rendibilidade, a criação de valor e o risco, como por exemplo, o valor intrínseco acrescentado. Neste tipo de processos, tipicamente bietápicos, é habitual a aplicação de modelos DEA standard a cada uma das etapas. Esse tipo de abordagem pode concluir que duas etapas ineficientes promovem uma DMU globalmente eficiente com os inputs da primeira e os outputs da segunda. A distorção da fronteira de eficiência é provocada pela existência de medidas intermediárias. A eficiência é analisada incluindo todos os bancos, admitindo que todos têm acesso à mesma tecnologia. Posteriormente é efectuada uma análise à eficiência por grupos, com base nos factores dimensão/negócio e risco, sendo estimadas fronteiras separadas, determinadas ineficiências intra-grupos e analisadas diferenças entre grupos.

Palavras-chave : Análise Envoltória De Dados; Modelos Bietápicos; Eficiência; Eficiência Bancária; Matriz De Eficiências.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )