SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número5Tourism dependence and host community perceptions: Notes on the social exchange theory índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Encontros Científicos - Tourism & Management Studies

versão impressa ISSN 1646-2408

Resumo

MACHADO, Virgílio Miguel  e  COSTA, Carlos Manuel Martins da. Poder e sistemas de turismo: uma visão aplicada ao regime jurídico dos empreendimentos turísticos. Encontros Científicos [online]. 2009, n.5, pp.9-24. ISSN 1646-2408.

O problema colocado nesta investigação baseou-se numa revisão da literatura sobre os conceitos de Turismo, Organizações, Planeamento, Desenvolvimento, Poder, Direito, suas projecções e inter-relações, o que nos permitiu compreender as empresas de alojamento turístico como organizações de poder. Desenvolve-se, assim, uma compreensão sistémica do conceito de organização, ou seja, de um “sistema de poder” aplicável a organizações de turismo, operacionalizado por variáveis que permitem a manutenção e reprodução das relações desse sistema. Tais variáveis, baseadas em elementos paradigmáticos importados do estruturalismo linguístico e em medidas de eficiência jurídico-económica, permitem uma avaliação da ordem dos sistemas de poder, incluindo a compreensão da rede de relações estabelecidas entre Direito e Economia, tendo em vista a maximização, eficiência e efectividade desses sistemas. A utilização destes métodos na observação do regime jurídico dos empreendimentos turísticos e dos Planos de Ordenamento Turístico dos Açores e Madeira permitem concluir pela concentração de variáveis de eficiência de poder em organizações denominadas resort, com consequente apreensão de poder regulatório a seu favôr, concluindo-se por um prejuízo dos sistemas de turismo e a maximização de benefícios para a sociedade derivados dos processos de planeamento e desenvolvimento turístico.

Palavras-chave : Poder; Organizações; Sistemas de Poder; Planeamento; Ordenamento Turístico; Regime Alojamento Turístico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )