SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número4Prótese total do joelho dolorosa: Abordagem diagnóstica índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia

versão impressa ISSN 1646-2122versão On-line ISSN 1646-2939

Resumo

RAMOS, Max Rogério Freitas; SAN JUNIOR, Yonder Archanjo Ching  e  ALVES, Luiz Henrique Pereira. O "Bare Spot"é confiável para medição da perda óssea na cavidade?. Rev. Port. Ortop. Traum. [online]. 2018, vol.26, n.4, pp.309-317. ISSN 1646-2122.

Objetivo: Avaliar a confiabilidade do “Bare Spot” como marco anatômico na definição intraoperatória da perda óssea nas instabilidades anteriores do ombro. Método: A distância do “Bare Spot” as margens anterior e posterior da cavidade glenoidal (BSA e BS-P) foi determinada tanto sob visualização artroscópica quanto por por via aberta em 10 cadáveres. Resultado: O “Bare Spot” não coincidiu com o centro da cavidade glenoidal nos ombros estudados, estando ligeiramente anteriorizado, uma vez que a distância “Bare Spot” a borda posterior (BS-P) foi maior do que a distância do “Bare Spot” a borda anterior (BS-A) (p<0,05). Conclusão: O “Bare Spot” não se mostrou um marco seguro para a quantificação da perda óssea.

Palavras-chave : Instabilidade articular/patologia; Instabilidade articular/cirurgia; Articulação do ombro/patologia; Articulação do ombro/cirurgia; Cadáver; Humano.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons