SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue2Cimentoplastia Vertebral: As controvérsias e o futuroAloenxertos ósseos granulados esponjosos criopreservados na revisão do componente acetabular de artroplastias da anca author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia

Print version ISSN 1646-2122On-line version ISSN 1646-2939

Abstract

BARROS, Antônio A. G. et al. Impacto Extra-Articular do Quadril. Rev. Port. Ortop. Traum. [online]. 2018, vol.26, n.2, pp.140-150. ISSN 1646-2122.

Introdução: O impacto extra-articular do quadril envolve um grupo de lesões reconhecidas apenas recentemente, comumente subdiagnosticadas e pouco compreendidas por muitos especialistas da área ortopédica. Porém, são lesões capazes de levar a dor e declínio funcional importante nos pacientes acometidos. O correto diagnóstico dessas condições é fundamental. Envolve a necessidade de um conhecimento adequado de sua patogênese e avaliação clínica através de manobras do exame físico específicas, assim como correta interpretação dos exames de imagem. Objetivo: Atualizar profissionais médicos, fisioterapeutas, educadores físicos ou quaisquer outros que trabalhem em contato direto com os pacientes acometidos. Material e métodos: Foi realizado uma revisão da literatura nas bases de dados PubMed e Birene/Lilacs a respeito da anatomia, patogênese, achados clínicos, exames de imagem e tratamento das principais causas descritas de impacto extra-articular do quadril. Resultados: As síndromes de impacto extra-articular mais citadas na literatura são os impactos isquiofemoral, subespinhal, pélvico trocantérico e o do iliopsoas. Essas síndromes são condições dinâmicas e o diagnóstico deve ser feito observando a presença de alterações anatômicas, exame clínico positivo e confirmação por exame de imagem ou achado intra-operatório. Por serem lesões com baixa prevalência relatada, existem poucas evidências a respeito dessas condições e mais estudos são necessários. Conclusão: O conhecimento das síndromes de impacto extra-articular do quadril é essencial na avaliação de pacientes com dor no quadril e deve fazer parte do diagnóstico diferencial.

Keywords : Dor no quadril; Impacto extra-articular do quadril; Impacto isquiofemoral; Impacto subespinhal; Impacto pélvico trocantérico; Impacto do Iliopsoas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License