SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue1Síndrome Dolorosa Regional Complexa do tipo I: Da Prevenção ao TratamentoSíndrome do compartimento da mão após extravasamento de produto de contraste radiográfico author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia

Print version ISSN 1646-2122On-line version ISSN 1646-2939

Abstract

CARDOSO, Rui  and  GUTIERRES, Manuel. Neuropatia do nervo supra-escapular associada a rotura da coifa dos rotadores: Quando libertar?. Rev. Port. Ortop. Traum. [online]. 2018, vol.26, n.1, pp.43-52. ISSN 1646-2122.

A incisura suprascapular é um local comum para o aprisionamento do nervo supra-escapular (NSE) que inclui como causa importante a ruptura da coifa dos rotadores (RCR). Há uma percepção recente desta associação, devido ao aumento do conhecimento e avaliação mais cuidadosa dos doentes com patologia da coifa dos rotadores. O tratamento mais comum é a cirurgia aberta para tratar a compressão do nervo, no entanto, a controvérsia permanece no que diz respeito a se o NSE deva ou não ser libertado.  Analisámos a literatura recente relacionada com este tema e selecionámos os artigos mais relevantes (40). Apenas cinco deles se referiram aos resultados pós-operatórios. Dividimo-los em dois grupos: um em que houve reparação da coifa dos rotadores (RR) com libertação  do NSE e outro sem libertação do NSE. A avaliação de parâmetros como dor, força / função, atrofia muscular, infiltração de gordura e eletromiografia (EMG) após a cirurgia mostraram resultados semelhantes entre os dois grupos. Esta comparação permite-nos concluir que não existe vantagem em libertar o NSE quando se realiza a RCR.

Keywords : MeSH (sistema de meta dados médicos em língua inglesa); síndromes de compressão de nervo; doenças do sistema nervoso periférico; rotura da coifa dos rotadores e dor no ombro.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License