SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Sacroileíte Piogénica: Caso Clínico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia

versão impressa ISSN 1646-2122versão On-line ISSN 1646-2939

Resumo

GONCALVES, António et al. Tumor glómico subungueal: A propósito de um caso. Rev. Port. Ortop. Traum. [online]. 2017, vol.25, n.1, pp.56-62. ISSN 1646-2122.

Os tumores glómicos são tumores benignos e raros, (1-2% dos tumores de tecidos moles da mão). Estão normalmente localizados nas extremidades distais (dedos, palmas das mãos e plantas dos pés), subungueais em 50% dos casos. Os sintomas que caracterizam esta patologia em 63-100%são a hipersensibilidade local, sensibilidade ao frio, dor intermitente e severa, sendo o diagnóstico definitivo histológico. Os testes clínicos permitem uma identificação objetiva destas lesões. Apresentamos um caso de uma doente de 69 anos, com história de 2 anos de evolução de dor na extremidade distal do segundo dedo da mão direita, com a sintomatologia associada de hipersensibilidade local e exacerbação da dor ao frio. Apresentava todos os testes clínicos positivos e fez ecografia que foi compatível com tumor glómico. Fez-se excisão e enviada a peça de resseção para estudo histológico que confirmou o diagnóstico.

Palavras-chave : Tumor glómico; dedo da mão; unha.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons