SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número4Rotura crónica do tendão de Aquiles índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia

versão impressa ISSN 1646-2122

Resumo

NEVES, João et al. Método de Papineau Uma opção válida no tratamento da osteomielite e/ou pseudartrose infetada. Rev. Port. Ortop. Traum. [online]. 2014, vol.22, n.4, pp.431-438. ISSN 1646-2122.

Introdução: A pseudartrose de etiologia infecciosa constitui um desafio e problema ortopédico de difícil resolução. Decorridos mais de 40 anos sobre a primeira descrição da técnica de Papineau para o tratamento da osteomielite crónica, esta mantem toda a sua utilidade aliada ou não a outros métodos - Ilizarov. Objectivo: Relato de um caso de pseudartrose infectada da tíbia distal em que foi aplicado, com sucesso terapêutico, o método de Papineau. Simultaneamente procedeu-se a uma revisão da literatura sobre esta temática. Caso Clínico: Os autores reportam um caso clínico de uma mulher de 38 anos que sofreu uma fractura complexa e exposta do tornozelo direito, inicialmente estabilizada com fixador externo e feita cobertura antibiótica empírica. Desenvolveu uma osteomielite da tíbia causada por Enterococcus cloacae. Foi aplicada a técnica de Papineau para debelar a osteomielite, sendo preenchido o defeito resultante do desbridamento com enxerto autólogo, contribuindo para a consolidação óssea. Discussão e Resultados: Apesar de ao longo dos anos surgirem pequenas modificações do protocolo original descrito por Papineau, as principais fases do métodos foram em grande parte preservadas. Os três estágios do protocolo incluem o desbridamento de tecido necrótico ou infectado, enxerto ósseo esponjoso e cobertura de tecido mole, cicatrização por segunda intenção. Neste caso de osteomielite e pseudartrose pós-traumática, o método de Papineau foi aplicado como técnica de salvação, que proporcionou erradicar a infecção e obter consolidação óssea. Conclusão: O método de Papineau é uma técnica segura e simples, de salvação e permanece uma excelente opção no tratamento de casos difíceis de osteomielite crónica ou pseudartrose infectada, em doentes devidamente seleccionados.

Palavras-chave : Papineau; osteomielite; pseudartrose; infecção; enxerto ósseo esponjoso.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons