SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Aplicação de fatores de crescimento no tratamento de lesões musculotendinosas: Solução ou Ilusão? índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia

versão impressa ISSN 1646-2122

Resumo

DUARTE, Ricardo et al. Avaliação numérica e experimental da transferência de carga na articulação da anca com e sem prótese total. Rev. Port. Ortop. Traum. [online]. 2013, vol.21, n.3, pp.249-258. ISSN 1646-2122.

Este estudo tem como objetivo avaliar a influência da cartilagem na distribuição de deformações na articulação da anca. Foram desenvolvidos modelos experimentais e numéricos (com base em ossos sintéticos) da articulação natural e com artroplastia total press-fit. Foi ainda considerada a articulação natural com e sem cartilagem. Os constituintes da articulação da anca foram gerados computacionalmente através de um processo de digitalização 3D, e discretização numérica tetraédrica de elementos finitos, onde foram aplicados constrangimentos e condições fronteira com o intuito de aproximar os modelos ao caso real, aplicando uma força de reação de 2300N em cada um dos modelos. A validação com ensaios experimentais foi realizada através da medição das deformações principais, permitindo verificar que os modelos numéricos replicam os modelos experimentais com uma diferença de 7% e 9% nos modelos da articulação natural e implantada, respetivamente. A análise numérica da articulação natural, com e sem cartilagem, permitiu confirmar a importância da cartilagem na transferência de carga. A cartilagem diminui as deformações na superfície do fémur e modifica as zonas críticas na transferência de carga. Verificou-se, através da distribuição das deformações em torno da cavidade acetabular, que estas apresentam valores inferiores no modelo implantado relativamente ao modelo natural. Neste estudo verificámos também, através da análise dos micromovimentos entre o implante e o osso, que a região superior da cavidade acetabular é a que mais influencia a estabilidade do implante.

Palavras-chave : Artroplastia total da anca; ensaios experimentais; estabilidade do implate; modelos de elementos finitos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons