SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Artrodese tibio-talo-calcâneana com cavilha índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia

versão impressa ISSN 1646-2122

Resumo

CARDOSO, Hugo  e  COSTA, Portela da. Fractura do calcâneo Artrodese subastragalina com osteotomia varizante do calcâneo. Rev. Port. Ortop. Traum. [online]. 2013, vol.21, n.1, pp.109-115. ISSN 1646-2122.

Apresentamos o caso clínico de um doente do sexo masculino, 50 anos de idade, trabalhador da construção civil em Angola, onde sofreu queda em altura de que resultou fractura intra-articular bilateral dos calcâneos. Foi submetido a tratamento conservador. Passados dois anos, após regresso a Portugal o doente é observado na consulta externa do nosso serviço. Apresentava dor no médio e retropé, deformidade em valgo e perda total do arco plantar interno. Fazia marcha com duas canadianas, com perímetro limitado a quinhentos metros por dor, apresentava um Score A.O.F.A.S. pré-operatório de 26. A radiografia dos pés em carga mostrava perda de altura do calcâneo, redução do ângulo de Böhler e desvio em valgo do retropé com deformidade residual de tipo IV.  Devido à idade, à notável limitação funcional, incapacidade laboral e intensidade das queixas álgicas - foi submetido a uma osteotomia varizante do calcâneo associada a uma artrodese subastragalina com parafusos de compressão. Obteve-se a reposição do arco plantar interno com um pé plantígrado.O doente recuperou a capacidade de fazer marcha sem auxiliares, com Score A.O.F.A.S. pós-operatório de 69. Regressou ao mercado de trabalho embora agora com tarefas de menor intensidade física. O tratamento cirúrgico poderia eventualmente ter sido a primeira opção num doente activo e na plenitude das suas aptidões sociais e laborais. Actualmente os critérios para tratamento conservador são: (1) fracturas tipo I de Sanders, (2) fractura não deslocada ou com deslocamento inferior a dois milímetros, (3) sem afecção da superfície articular, (4) sem apresentar desvios em varo ou em valgo.

Palavras-chave : Calcâneo; artrodese subastragalina; osteotomia; varização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons