SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 special issueAcute effect of aerobic exercise with blood flow restriction on blood pressure and heart rate in healthy young subjectsIndicadores de rendimento técnico-tático em função do resultado do set no voleibol escolar author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Motricidade

Print version ISSN 1646-107X

Abstract

COSTA, Sandra Barbosa da; GOMES-DA-SILVA, Pierre Normando  and  GONCALVES, Danielle Menezes de Oliveira. Avaliação da fluência, espaço, peso e tempo no andar do professor em aulas de Educação Física. Motri. [online]. 2017, vol.13, n.spe, pp.25-33. ISSN 1646-107X.  https://doi.org/10.6063/motricidade.12893.

Este estudo analisou a intencionalidade pedagógica expressa no andar do professor nas aulas de educação física escolar. A coleta realizou-se durante sete meses de observação direta de professores com diferentes tempos de atuação profissional (até 5 anos, mais de 10 anos e mais de 20 anos), diferentes gêneros, em seis escolas públicas e em diferentes situações de aula. Numa pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, utilizou-se da Análise Laban de Movimento (LMA) para descrever o andar dos professores em suas qualidades expressivas, constituídas pela combinação dos quatro fatores (fluxo, espaço, peso e tempo), bem como a Pedagogia da Corporeidade para analisar a situação de movimentação educativa criada. Na identificação das três situações do andar na aula (conduzir, organizar, disciplinar), observou-se que apenas no andar enérgico para disciplinar a turma induziu maior variabilidade de combinações de fatores. O grupo dos professores mais veteranos evidenciou a incorporação do saber de experiência numa intencionalidade pedagógica integrativa.

Keywords : corporeidade; educação física; ensino.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License