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Motricidade

versão impressa ISSN 1646-107X

Resumo

TAVARES, Erisvan Demones et al. Influência de variáveis biológicas e socioculturais no desenvolvimento motor de crianças com idades entre 7 a 9 anos. Motri. [online]. 2016, vol.12, suppl.1, pp.76-84. ISSN 1646-107X.

O objetivo deste estudo foi verificar a influência das variáveis biológicas e socioculturais no desempenho motor de crianças entre 7 a 9 anos. A amostra composta por 129 crianças, sendo 60 (46,5%) meninos e 69 (53,5) meninas, com idades entre 7 a 9 anos (m=8,07±0,55). A variável motora foi avaliada pelo Test of Gross Motor Development - Second Edition (TGMD-2). Utilizou-se os valores de corte para o IMC propostos por Cole et al. (2000) e para composição corporal (%G) seguiu-se as equações de Lohman (1986). O contexto socioeconômico foi avaliado pelo questionário da ABA/ABIPEME, modificado por Almeida e Wickerhauser (1991). No quesito motor constatou-se que 79,8% das crianças apresenta uma classificação “Muito Pobre”. Quando se compararam os sexos, meninos apresentaram melhores resultados nas habilidades de controle de objetos (t=6,28, p=0,01), nomeadamente nas habilidades de quicar (t=3,8, p=0,01), chutar (t=4,3, p=0,01) e arremesso por cima (t=5,21, p=0,01). Das variáveis biológicas aquela que mais apresentou correlação com o desempenho motor foi o percentual de gordura (r= -0,27, p= 0,01). As variáveis socioculturais não apresentaram correlações com o desempenho motor, mas explicam significativamente as características biológicas (r=0,25, p=0,01). Assim, os fatores biológicos e contextuais influenciam o desempenho motor de crianças, e possuem uma natureza interativa no desenvolvimento motor.

Palavras-chave : Desenvolvimento motor; crianças; contexto sociocultural.

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